quinta-feira, dezembro 13, 2007

Reduzida carência contratual de plano de saúde para 24 horas em caso urgente


Tratando-se de caso de urgência, atestado por médico, o prazo de carência contratual de 180 dias previsto, em regra, nos Planos de Saúde é reduzido para 24 horas. A 5ª Câmara Cível do TJRS confirmou decisão, condenando a Golden Cross Assistência Internacional de Saúde Ltda. A empresa terá que arcar com a cobertura e custeio decorrente da internação da autora do processo em clínica psiquiátrica.

Decorridos 125 dias da adesão ao plano de saúde, foi diagnosticado que a demandante era portadora de “transtorno depressivo grave recorrente”, associado à “síndrome do pânico”, com risco de auto e heteroagressão e suicídio.

A empresa apelou da sentença, que julgou procedente a ação declaratória movida pela segurada. A Justiça de 1º Grau confirmou a liminar, deferida em ação cautelar, que autorizou a baixa hospitalar. Reconheceu, assim, a responsabilidade da Golden Cross em custear o tratamento a que foi submetida a autora.

O relator do recurso, Desembargador Leo Lima, ressaltou que a redução da carência do plano de saúde para 24h, em emergência, está disposto no art. 35 C, I, da Lei nº 9.656/98, com a redação dada pela Medida Provisória 2.177-44/8/01. “Pelo quadro depressivo da apelada, relativamente à época da internação, havia risco, inclusive, de suicídio”, reforçou o magistrado.

Fonte: TJRS - Proc. 70021854518


3 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde!

Divido o apartamento com umas amigas, e a mãe de uma delas me ameaçou de morte (ela não mora no ap e está dentro da minha casa ameaçando me matar td o tempo).
Neste caso, que providencia posso tomar? a filha dela (que mora comigo) disse q se eu for a delegacia dar queixa..será minha testemunha...
Se eu der queixa consigo um mandatop p/ela manter distancia de mim???

Me ajude por favor!! nem sei o que fazer...

Dany.valente@hotmail.com

Unknown disse...

o que sera que a contrutora q dizer com esta carta q o prazo da obra obra do empredimento sera estendido, sendo necessaria a utilização da carencia contratual prevista

Unknown disse...

o que sera que a contrutora q dizer com esta carta q o prazo da obra obra do empredimento sera estendido, sendo necessaria a utilização da carencia contratual prevista